segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Só sei que eu não sei mais...

§ Eu não sei mais. Cresci aprendendo que algumas coisas eram certas e outras erradas. Durante esse crescimento aprendi que algumas coisas que me disseram ser erradas não eram erradas e que algumas certas, também não eram necessariamente certas. Na verdade, quase tudo depende de vários fatores, mas eu, talvez até erradamente, acredito que a criação dos pais (e os valores de moral e costume que eles nos passam) e a religião são os que mais nos influenciam a julgar o que é certo e o que é errado.
§ Por exemplo, para uma pessoa não religiosa, fazer sexo antes do casamento não é errado; já para um católico praticante ou um evangélico é. Em muitas igrejas evangélicas diz-se que beber (bebidas alcóolicas) é errado, mas eu mesma já ouvi um pastor falar que "isso não é pecado" e que a bíblia diz que o errado é se embriagar, ou seja, beber em excesso e ficar bêbado.
§ Então, quase tudo parece ser relativo. E é nesse quase tudo que entram os meus questionamentos... Como já explicitei, o que é certo para um pode ser errado para o outro, depende do referencial. Mas a despeito das nossas crenças, existe a Lei. Sim, a Lei é passível de mudanças, ela não é a verdade absoluta. Porém ela tem que ser seguida. Eu pelo menos acreditava nisso, era isso que eu sabia.
§ Não vou discutir aqui se a maconha deve ou não ser legalizada, apesar de ter minha opinião acerca do assunto, mas sim o fato de que ela ainda não é legalizada. E por conta disso, consumi-la agora é errado. Mesmo assim, por que tantas pessoas consomem essa droga e agem como se fosse a coisa mais normal do mundo? Por que as pessoas, logo depois de consumi-la, começam a reclamar de políticos que não estão agindo em conformidade à lei, quando elas mesmas não estão?
§ Antigamente eu achava bem distante essa coisa de "pessoas que usam maconha". Depois conheci umas pessoas que usavam, mas elas eram só conhecidas, colegas. Nenhum amigo meu usava e eu até achava que esse era um dos motivos de serem meus amigos. Pois agora até alguns amigos meus a usam; amigos que até pouco tempo pensavam como eu, que também se revoltavam com a glamourização que davam a esse ato ilícito.
§ E agora não sei mais... Será que tenho mesmo que rever os meus conceitos (em todos os sentidos, desde a maconha como algo ilícito até o fato de continuar andando com amigos que têm opiniões tão divergentes das minhas). Eu não sei mais...

Nenhum comentário: