sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

§ Não agüento (com essa reforma ortográfica, é com trema ou sem?) mais falarem do Barack Obama como presidente eleito dos EUA... Estaria mentindo se dissesse que não fiquei emocionada com a sua eleição. A festa e a alegria dos estadunidenses me lembraram bastante a vitória do Lula em 2002. Aqui, um "pobre" chegando ao poder e lá, um negro (apesar de falarmos tanto do racismo deles, nunca vi um político negro de alto cargo aqui no Brasil), o que causou em ambos os povos a sensação de mudança das situações saturadas.
§ Meus olhos encheram d'água quando as TVs noticiaram a vitória oficial do candidato negro e mostraram a multidão concentrada em Chicago, esperando pelo pronunciamento do futuro presidente. Porém a emoção somente durou até ali. Depois disso Obama começou seu discurso tipicamente americano, proferindo coisas do tipo: aos que estão ao lado do bem, nós estaremos com vocês, mas vocês que estão ao lado do mal, nós vamos combatê-los até a vitória.
§ Então eu pergunto: mudou mesmo alguma coisa? Sim claro, pior que o Bush provavelmente não deve existir. Mas a questão é que os americanos continuam, e devem permanecer assim por um bom tempo, sentindo-se os donos da verdade e os protetores do mundo. E o discurso do Obama confirma isso.
§ Nós sempre criticamos os EUA por esse seu posicionamento arrogante e imperialista, por se meterem nas políticas de outros países, por criarem e financearem contendas e guerras, por ajudarem na destituição de presidentes eleitos democraticamente. Nós sempre nos revoltamos por eles se autoafirmarem como os guardiães de valores morais imprescindíveis para as sociedades, mas a verdade é que, apesar de muito criticá-los, nós aceitamos essa posição que eles estabeleceram. É só checar os jornais e revistas nacionais e internacionais: o novo presidente estadunidense é apontado como o homem que pode mudar o caminho no qual a humanidade está caminhando. Todos dizem que não se deve depositar nele todas as fichas, pois o mesmo herdou muitos problemas que não serão resolvidos em pouco tempo, mas ao mesmo tempo, todos colocam nele todas as fichas. "Mudar o caminho no qual a humanidade está caminhando" não é frase minha; é o que está por aí. É o que está em todos os cantos.
§ Eu sei, eu sei: os EUA continuam sendo o país mais poderoso do planeta. Mas eu penso que muito desse poder é mítico, e a culpa disso é de nós mesmos.

Nenhum comentário: