domingo, 28 de junho de 2009

Considerações finais

§ Vou começar a falar sobre o mochilão pelo fim: eu não queria voltar! Eu realmente fiquei muito triste por voltar! Eu chorei por voltar...
§ Em alguns momentos deu saudades de casa, da família e dos amigos sim, especialmente quando eu estava no Uruguai, já praticamente o final da viagem. Mas bastaram mais dois dias (incríveis) em BsAs pra eu continuar sentindo saudades, porém não querer voltar.
§ O final do meu mochilão pela Bolívia e Peru foi mais complicado: quando eu terminei de fazer o Salar do Uyuni, eu acessei a internet e descobri que um brasileiro que eu tinha conhecido por meui do orkut, e que tinha encontrado uns cinco dias antes em La Paz, havia falecido durante a viagem. Até hoje eu não sei exatamente o que ocorreu. Quando nos encontramos ele parecia estar com o altitude sickness, que eu tinha tido também. E ele ainda aparentava estar melhor do que eu tinha estado (eu realmente passei MUITO mal). Eu não sei se foi simplesmente o altitude sickness, ou se aconteceu alguma outra coisa. Só sei que eu fiquei bastante chocada. Comecei a pensar o que poderia ter ocorrido comigo, que eu estava viajando sozinha, e então eu desejei muito voltar para casa. Ainda me restavam mais uns 3 dias de viagem, mas eu não aproveitei. Não tirei uma foto sequer dos lugares que visitei depois. Só ficava pensando na tragédia e em voltar ao aconchego e segurança do lar.
§ Pois bem, eu retornei, e depois dos primeiros longos banhos, das noites muito bem dormidas e dos abraços dos queridos, a despeito da morte do Rafael, eu só pensava em voltar e reviver todas as coisas boas, reencontrar as pessoas especiais que eu tinha conhecido e rever as paisagens mais extraordinárias. Mais do que isso, voltar e viver as coisas que eu deixei de viver, fazer tudo diferente e aproveitar mais.
§ Nessa viagem, eu tinha prometido a mim mesma e a alguns amigos que eu faria diferente, arriscaria mais. Mesmo que eu aproveitasse muito, sabia que depois de algum tempo ficaria cansada com a rotina de mochileiro, com a falta de privacidade, com a preocupação de tomar banhos rápidos pra não atrapalhar o dos outros, com o ronco dos companheiros de quarto, de ficar em quartos mistos e ser a única mulher. Por isso, imaginava que em algum momento eu fosse desejar voltar logo pra casa, e depois do primeiro banho, desejar mais ainda voltar e reviver tudo, como aconteceu antes.
§ Eu não arrisquei e aproveitei tanto quanto eu poderia ter aproveitado, mas dessa vez, EU NÃO QUERIA VOLTAR!! Foi demais tudo que vivi! São inesquecíveis as pessoas que conheci. Eu estava voltando no avião com um aperto no peito e assim que eu cheguei ao Rio, chorei. Fiquei pensando que eu poderia ter mudado a data de volta e ficar mais uns diazinhos em BsAs, só que eu precisava mesmo voltar...
§ Estou feliz com tudo que aconteceu. E estou triste porque acabou...

Nenhum comentário: