sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Fala mais que homem da cobra

§ Eu escutei essa expressão pouquíssimas vezes na vida. Mas o que me chamou a atenção foram as explicações que deram a elas. Se procurarmos na internet, encontraremos várias. Por exemplo, aqueles indianos que levavam cobras no cesto de cidade em cidade, e quando tocavam suas flautas, elas começam a subir, como que hipnotizadas. A explicação é que esses homens da cobra contavam muitas ladainhas, falavam muito, surgindo então a expressão. Há também a história de que o homem da cobra é o homem da cobrança, que passava de casa em casa falando bastante, a fim de receber os pagamentos.
§ Enfim, a razão desse texto é que eu gostaria de adicionar uma verão para explicar a expressão.
A família do meu pai é de um pequeno povoado chamado (Santo Antônio da) Cobra, situado nos arredores de Parelhas, uma cidadezinha no interior do RN. A Cobra deve ter por volta de 700 habitantes, e se contarmos com os "cobreiros" que não moram lá mais os seus descendentes, deve-se chegar perto de dez mil pessoas. E todo mundo é parente; de primeiro a décimo grau, todos os que são ou descendem da Cobra têm algum grau de parentesco.
§ O povo da Cobra possui características bem peculiares e marcantes. São muito inteligentes, especialmente na área das ciências exatas (eu não herdei essa inteligência...), um pouco doidos (é comum ouvir nas cidades vizinhas que quem é da Cobra ou é doido ou é doutor) e falam MUITO. Mas é muito mesmo. É um povo que não pára de falar. E o mais incrível: falam todos ao mesmo tempo e, apesar disso, conseguem se entender.
§ A expressão do homem da Cobra parece ser bem antiga, talvez de uma época em que o povoado potiguar mencionado nem sonhasse em existir. Mesmo assim, nas poucas vezes que eu ouço alguém citar essa frase, gosto de pensar que ela tem origem nesse lugarzinho que também faz parte das minhas origens. Mesmo assim, discordo da expressão. É impossível alguém falar mais que os homens da Cobra!

Nenhum comentário: